quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Principais erros no ajuste da bicicleta e consequências

A contracção de uma lesão grave é sem duvida alguma o pior pesadelo para um atleta. De forma a evitar contratempos, torna-se fundamental ao ciclista adoptar uma boa postura corporal sobre a bicicleta, tendo sempre em mente um comportamento metódico, em virtude de bastarem alguns milímetros para que possam ser evitadas grandes complicações. Deste modo torna-se imprescindível adequar a máquina às características do ciclista, recorrendo ao cálculo das medidas correctas e exactas. E porque cada caso é um caso, cada ciclista deve analisar a sua situação de forma particular, jamais adaptando mecanismos destinados a terceiros.

Ficam aqui alguns erros que se comentem no ajuste da bicicleta e as suas consequências a nível de lesões:

Selim alto demais: faz com que a pedalada fica quebrada e perde eficiência. O ciclista mexe as ancas quando visto por trás.

Selim baixo demais: Além de não produzir a energia ideal, um selim muito baixo pode gerar lesões, pois recruta outros grupos musculares.

Selim muito para frente: durante a pedalada o joelho passa da linha do eixo do pedal e pode provocar dores no tendão rotuleano.

Selim muito para trás: Pode gerar dores no gémeo, logo atrás do joelho.

Travessa do sapato muito para frente: haverá menos apoio na base do pé do ciclista. Fora do alinhamento do metatarso, há perda de força na pedalada.

Travessa do sapato muito para trás: A pedalada passa a ter como base o meio do pé e pode gerar dores na sola.

Travessa do sapato mais para dentro ou para fora: Pode gerar lesões nos ligamentos cruzados posterior e anterior dos joelhos. A maioria dos problemas de ligamento vem da travessa mal posicionado.

0 comentários: